Medicina Tradicional Chinesa: Conheça a reflexologia e auriculoterapia na Semana de Saúde da AEA-PR

14 de agosto de 2024

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema médico milenar que busca harmonizar corpo e mente através do equilíbrio energético. Dentre as diversas práticas que compõem a MTC, estão a reflexologia e a auriculoterapia, técnicas seguras, pouco invasivas e que apresentam diversos benefícios para o bem estar e saúde.

Ambas técnicas podem ser utilizadas como complemento a tratamentos médicos convencionais, refletindo a busca por uma abordagem mais integrativa da saúde, unindo tradição e ciência para proporcionar uma melhor qualidade de vida.

No dia 15 de agosto, a AEA-PR oferecerá sessões rápidas dessas técnicas aos associados, como parte da programação da Semana da Saúde. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas e garanta sua vaga, agendando sua sessão com a Secretaria da AEA-PR (41 99678-3064). As vagas são limitadas.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia foca na estimulação de pontos específicos na orelha, que correspondem a diferentes partes do corpo. A técnica, que pode utilizar agulhas, sementes ou esferas magnéticas, é empregada para tratar uma variedade de condições como dores, problemas digestivos e emocionais. “A auriculoterapia é uma terapia complementar que minimiza queixas de dores e distúrbios emocionais como ansiedade e insônia, com resultados eficazes e rápidos”, explica a terapeuta Neide Carolina.

Clique aqui para saber sobre a auriculoterapia e os atendimentos regulares na AEA-PR.

Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica de massagem que se baseia na aplicação de pressão em pontos específicos dos pés ou mãos, que correspondem a diferentes órgãos e sistemas do corpo. De acordo com a MTC, estimular esses pontos ajuda a liberar bloqueios energéticos, promovendo a cura e o bem-estar geral. A Reflexologia é amplamente utilizada para aliviar o estresse, melhorar a circulação sanguínea e auxiliar no tratamento de dores crônicas.

Segundo a massoterapeuta Julyanna Merlin, além da possibilidade de ativação dos pontos para tratar distúrbios específicos, as massagens, de modo geral, apresentam inúmeros benefícios para a saúde.  “Se não estamos equilibrados com corpo físico, mental e emocional, atraímos doenças. Através da massagem, liberamos hormônios da felicidade, como ocitocina, dopamina, endorfina e também  a melatonina, fundamental para a qualidade do sono. Portanto a massagem, como terapia integrativa, ajuda na qualidade de vida como um todo, reduzindo a necessidade de tratamento com remédios em diversos casos”, explica.

Atendimentos regulares na AEA-PR

Algumas terapias integrativas são oferecidas de forma regular na sede da AEA-PR, como Reflexologia Podal, Shiatsu e Reiki, com a terapeuta Julyanna. Os atendimentos são realizados às terças-feiras com agendamento prévio. A terapeuta Neide Carolina também oferece sessões de Auriculoterapia, às terças, mediante agendamento. 

Contato AEA-PR: 41 99678-3064

Clique aqui para conferir a programação completa da Semana da Saúde.

Artigos Relacionados

Dica Saúde Caixa: Cuidar da saúde é o melhor presente de fim de ano

Dica Saúde Caixa: Cuidar da saúde é o melhor presente de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, é comum focarmos em presentes e celebrações. Contudo, o melhor presente que podemos oferecer a nós mesmos e a quem amamos é cuidar da saúde. Nesta época de viagens, eventos e rotinas intensas, alguns cuidados podem fazer a...

Novembro azul: A urgência do cuidado com a saúde masculina

Novembro azul: A urgência do cuidado com a saúde masculina

 Falar sobre saúde masculina, especialmente de câncer de próstata, é um tabu. Parece existir um silêncio entre os homens. Mesmo quem já passou pela doença tem certa resistência em falar sobre o assunto, até mesmo para alertar amigos e familiares. Ainda existem muitos...

Esteja atento a cobranças indevidas do Saúde Caixa

Esteja atento a cobranças indevidas do Saúde Caixa

  A diretora de Saúde da AEA-PR e membro do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Márcia Krambeck, alerta usuários do plano sobre a possibilidade de cobranças indevidas e como identificá-las. No aditivo do Acordo Coletivo (ACT), assinado em dezembro de 2023, foram...