25 de novembro de 2021
Na última semana, a Fenacef participou juntamente com demais entidades representativas da reunião mensal com o presidente da Funcef, Gilson Costa. A conversa, realizada online, tratou de diversos assuntos da categoria, em especial de itens emergenciais.
Em relação à questão do convênio com o INSS/Funcef, o presidente da Funcef informou que havia uma expectativa da assinatura deste contrato na primeira quinzena de novembro mas, por problemas de encaminhamento dentro do INSS, isso não foi possível ainda. A Fenacef fará movimentações políticas e administrativas, visando agilizar a assinatura do Convênio.
Quanto ao assunto Mulheres Pré-79, na próxima semana deverá ser orientado e iniciado contato/tratamento com as participantes do REG/REPLAN Não Saldado que possuem ações já em andamento. Esse contato será feito entre os advogados das partes, construindo-se um acordo nos autos de cada processo.
Sobre as CTA – Comissões Técnicas de Apuração, que identificavam e apuravam ocorrências de irregularidades dentro da Fundação, a informação é de que estão em fase de julgamento interno pelo menos 20 casos, que deverão ter finalização ainda em 2021. As Entidades solicitaram que o andamento e conclusão sejam objeto de informação oficial da Fundação a todos os participantes.
Em relação a questões do IRPF sobre as parcelas do equacionamento e situações de incidência de “malha fina”, a Funcef informou que contratou parecer atualizado sobre o assunto e encaminhou petição à Receita Federal sem, até o momento, obter retorno. Também criou equipe para revisão dos procedimentos de informação da Funcef, visando ajustar, se necessário, a forma e conteúdo das mesmas, minimizando os problemas. Colocou o tema como pauta permanente das reuniões com as Entidades até que tenha solução.
Em seguida as Entidades manifestaram preocupação com o resgate da confiança e credibilidade da Funcef junto aos participantes e assistidos. Sugeriram que a Funcef traga a todos as questões mais relevantes, com seu posicionamento oficial, de forma mais rápida e transparente.
No dia 29 de novembro, haverá nova reunião com o presidente da Funcef e a participação do presidente da AEA-PR, Valfrido Oliveira, bem como dos outros presidentes de AEAs.
Artigos Relacionados
Entenda a proposta para redução do equacionamento e vote a favor
Os participantes do REG/Replan Saldado podem se manifestar, até as 18h de 27 de setembro (sexta-feira) sobre a proposta para reduzir em até 43% as taxas de equacionamento. A consulta pública já está aberta e pode ser acessada no Autoatendimento, via site ou...
Taxa de equacionamento do REG/Replan Saldado pode ter redução de 46%
Em reunião realizada nesta terça-feira 14/05), a Funcef apresentou a entidades representativas um conjunto de propostas com o objetivo reduzir em 46% a taxa de equacionamento paga atualmente pelos participantes ativos, pensionistas e aposentados do REG/Replan Saldado....
Orientações sobre a declaração do Imposto de Renda 2024
Chegou a temporada de acertos com o Leão. É hora de reunir os documentos e preparar-se para cumprir essa obrigação fiscal. Em 2024, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar suas declarações. A página da Receita Federal , dentro do site gov.br, oferece...