A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda realizou, na manhã desta sexta-feira (27), em Brasília, audiência pública para debater a governança e as boas práticas de gestão nos regimes de previdência complementar. O presidente da AEA-PR, Jesse Krieger, participou do encontro.
Esse foi o segundo encontro promovido pela secretaria para formulação de políticas públicas que visem o aprimoramento da governança nos fundos de pensão, especialmente de previdência fechada como a Funcef.
“Várias propostas foram debatidas como, por exemplo, a questão da paridade na composição da diretoria, de termos gestores por plano e decisões por maioria de votos nos conselhos, com exclusão do voto de minerva. Defendemos também a transparência na gestão e participacão dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão”, afirma Jesse Krieger.
A audiência pública reuniu 131 representantes da sociedade, incluindo gestores e especialistas. O presidente da AEA-PR chama atenção sobre a tramitação do projeto de lei 268 que altera a lei complementar 108 e 109. “Temos que estar atentos a essas audiências levando nossas aspirações e o que nossos participantes e assistidos defendem em relação a governança, essencial nos fundos de pensão”, explica Jesse.