Saúde Caixa

Autorização prévia

Quando houver necessidade de autorização prévia para procedimento médico, o beneficiário aposentado do Saúde Caixa deverá seguir os passos abaixo:

1 – Enviar a solicitação médica para o fax (41)3352-4937 ou digitalizado para o e-mail saudecaixa4@impactomedica.com.br
2 – Acompanhar se a auditoria médica recebeu a solicitação através do telefone: 0800417997 ou (41)3052-4045
3 – Na solicitação médica deverá constar de forma legível:

  • Nome do beneficiário
  • Número da carteira do Saúde Caixa
  • CID
  • Justificativa médica
  • Código de procedimento
  • Assinatura e carimbo do médico solicitante
  • Telefone e e-mail do beneficiário para contato
  • Informação do local em que será realizado o procedimento

O prazo para liberação das autorizações é de até 2 (dois) dias úteis. Quando constam materiais/medicamentos, o prazo é de até 7 (sete) dias úteis. O acompanhamento da liberação de autorização prévia pode ser feita pelo telefone 0800-41-7997  (41)3052-4045.

Autorização prévia – Serviços Odontológicos

As autorizações prévias passaram a ser centralizadas na CEPES/BR .
Para solicitação de autorização prévia de beneficiário aposentado deve ser adotado os seguintes procedimentos:

1- Encaminhar solicitação juntamente com laudos e exames para  CEPES/BR, via malote monitorado. Pode ser enviado de qualquer unidade da Caixa, ou da AEA/PR, ou por meio de mensagem eletrônica para CEPES22@caixa.gov.br, nesse caso, digitalizar os laudos e exames de cada procedimento;
2- Cumprir eventuais exigências por solicitação do dentista avaliador;
3- Entregar a autorização prévia ao dentista credenciado ou encaminhar junto à solicitação de reembolso.

A autorização prévia será enviada para a caixa postal indicada pelo beneficiário. Nos casos em que o beneficiário encaminhou via malote e não informou e-mail para contato ele terá que entrar em contato com o 0800-721-2222, a fim de verificar o andamento da autorização.

Ao receber a autorização prévia, o paciente a apresentará  para o dentista realizar o procedimento  ou, se o profissional não for credenciado, ele deverá encaminhar a autorização juntamente com o pedido de reembolso.

Para realização de autorização prévia não há mais a obrigatoriedade de perícias clinicas.  Os procedimentos que necessitam de autorização prévia estão listados na planilha anexa, contendo a informação dos documentos que devem ser encaminhados para análise. (planilha em manutenção).

Reembolso de consultas médicas, vacinas e medicamentos

O reembolso de despesas médicas com consultas, vacinas e medicamentos deverão seguir os seguintes procedimentos:

1- A nota fiscal ou recibo (originais) deverá ser enviada para a CEPES22/BR, via malote monitorado. Pode ser enviado de qualquer unidade da Caixa ou da AEA/PR. (Deverá ser enviada juntamente com o MO 21.013, quando enviado pelo malote,  o beneficiário deve ficar com o Xerox da Nota Fiscal /Recibo como garantia. O beneficiário poderá encaminhar também via e-mail digitalizando o MO 21.013 e a Nota Fiscal/Recibo e encaminhar para o endereço eletrônico: cepes22@caixa.gov.br
2- A nota fiscal ou recibo original deve ser emitido com data de no máximo 60 dias anteriores à data do pedido de reembolso juntamente com o formulário PRDP MO 21.013 (Pedido de Reembolso de Despesas SAÚDE CAIXA – Livre Escolha);
3- O formulário do PRDP poderá ser obtido aqui (Incluir o formulário MO21, 023) ou na página inicial do site do Saúde CAIXA, no endereço www.caixa.gov.br/saudecaixa  e deverá capear o respectivo recibo.
4 – Pedido de reembolso para os demais procedimentos (exceto consulta médica, vacinas, medicamentos e serviços odontológicos) permanecem sob a gestão de GIPES/CT para onde devem ser encaminhados.
5 – A Nota Fiscal ou Recibo originais enviados à CEPES/MZ, bem como os destinados à GIPES/CT devem conter:

  • identificação das partes: contratada e contratante, podendo ser o contratante qualquer beneficiário do Saúde CAIXA, exceto beneficiário do tipo restrito, com carteira válida na data do atendimento e ser inscrito no CPF;
  • nome do titular e do beneficiário atendido (mesmo que se trate do titular) – A nota fiscal/recibo deve ser no nome do beneficiário que efetivamente fez o procedimento e não do titular, lembrando que  dependente restrito não tem direito a reembolso;
  • discriminação de cada procedimento, com a respectiva quantidade e valor unitário;
  • valor total do documento fiscal com identificação completa;
  • data e local de atendimento;
  • assinatura do profissional responsável pela entidade sobre carimbo ou timbre, em caso de recibo;
  • número do CPF e da inscrição do profissional no respectivo Conselho Regional ou do CNPJ da entidade.

Reembolso – Serviços Odontológicos

Encaminhar solicitação para a CEPES22/BR conforme instruções para pedido de reembolso de despesas médicas descrito acima.

  • os recibos e/ou notas ficais devem possuir dados valores e dados individualizados por procedimento;
  • apresentar juntamente com o pedido de reembolso a autorização prévia, se necessária;
  • anexar laudo do profissional com descrição da situação clinica, informando se o procedimento foi de urgência ou eletivo, indicando os procedimentos realizados, dentes, faces, segmentos, material utilizado e valores correspondentes;
  • enviar por malote, para CEPES22/MZ ou por e-mail para CEPES22@caixa.gov.br

O beneficiário deve fazer o acompanhamento pelo- telefone: 0800-7212222.  A documentação e questionamentos devem ser encaminhados preferencialmente por e-mail, com a informação de um número de telefone e, se possível, um e-mail para contato no PRDP.

Emissão de carteirinha do Saúde CAIXA

1. Entrar em contato com o 0800 721 2222, opção 2.1.1, identificar-se com o atendente e registrar a solicitação conforme a necessidade. Exemplo: inclusão ou renovação de inscrição de dependente; solicitação de 2° via de carteirinha; registro de não recebimento de carteirinha; alteração de dados de dependente; exclusão de dependentes; etc.
2. No próprio 0800 721 2222, é possível consultar os documentos necessários à ação desejada.
3. Após o registro da solicitação, anotar o número do protocolo informado pelo atendente.
4.Para finalizar o processo, se faz necessário o envio à Caixa/DF (matriz) dos documentos pertinentes, podendo encaminhá-los nas seguintes formas:

  • digitalizar e enviar em forma de arquivo, através da caixa postal cepes22@caixa.gov.br, anotando no campo assunto o número do protocolo fornecido pelo 0800 721 2222.
  • enviar os documentos via malote da CAIXA, de qualquer unidade, anotando no campo destino, CN Gestão de Pessoas – Cadastro do Saúde Caixa / MZ ou simplesmente CEPES/BR, sendo que neste caso também é necessario anotar o numero do protocolo, junto aos documentos, para identificação do processo quando da chegada na matriz.
  • enviar os documentos à matriz via correio, no endereço Centralizadora Nacional de gestão de pessoas – Cadastro de Beneficiários do Saúde CAIXA, endereço: SBS, quadra 1, bloco L, edifício CAIXA Econômica Federal, 14° andar, CEP: 70070-927, Brasília – DF.
  • enviar os documentos à matriz via fax: (61) 3206-0198.

5. Lembramos que o malote para a matriz demora em torno de 4 dias úteis para chegar ao destino.
6. Respeitando o período para a chegada dos documentos e tempo hábil para a execução do solicitado, é possível consultar o andamento do processo, pelo 0800 721 2222 ou questionar pela caixa postal cepes22@caixa.gov.br, sempre citando o número de protocolo.
7. Para as inclusões, renovações de dependente ou solicitação de 2° via da carteirinha, encaminhado via malote para matriz, caso o solicitando possua endereço eletrônico, solicitamos anotar o endereço junto à documentação, para que a matriz possa encaminhar a carteirinha provisória, tendo em vista que a definitiva demora em torno de 30 dias após a efetivação do processo, para chegar à residênciado empregado aposentado ou pensionista.

****   Esclarecemos que há atraso no envio das carteirinhas plásticas motivo pelo qual sugerimos emitir provisória via site do saúde caixa sempre que necessario.

8. Ressaltamos que no site do Saúde CAIXA www.caixa.gov.br/saudecaixa, a página inicial contém os formulários mais utilizados pelo Saúde CAIXA, podendo os mesmos serem impressos.
9. Também no site do Saúde CAIXA acima citado, na opção ACESSO AO SISTEMA DE SAÚDE – BENEFICIARIOS, é possivel cadastrar uma senha e consultar diversos itens, entre eles, o comprovante anual do Saúde CAIXA para imposto de renda, bem como os demostrativos mensais de despesas e também a geração de carteirinha provisória (APU – Autorização Provisoria de Utilização) para todos os beneficiarios ativos da Saúde CAIXA.

Dúvidas referente aos assuntos tratados acima, poderão ser sanadas junto a AEA/PR pelo fone 3225-2000, falar com Elizet.

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.