Reforçando as ações que estão sendo tomadas pela AEA-PR na luta pela defesa dos interesse dos aposentados e pensionistas, a regional Londrina também está mobilizada, como relatou a representante regional, Lúcia Inês Rezende Cunha, na última reunião de diretoria que ocorreu na última semana, em Curitiba.

Dentre as ações dos colegas da região, estão:

1. Criação do Comitê dos participantes aposentados e pensionistas da FUNCEF;

2.Criação de grupo no WhatsApp para transmitir informações aos colegas;

3.Contato com vereadores;

4.As Câmaras de Vereadores de Londrina e Região aprovaram pedido de moção de apoio à nossa causa;

5. Aprovaram também Audiência Pública sobre Fundos de Pensão;

6.Pedido de investigação enviado ao Ministério Público em nome dos aposentados, através do Comitê, desta região. A DENÚNCIA FOI ACEITA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.

7.A Câmara de Vereadores de Londrina convidou o Representante do Sindicato dos Bancários a comparecer em Sessão Plenária para prestar informações sobre sua posição em relação ao assunto. O Sindicato dos Bancários comprometeu-se com 04 medidas conforme acordo com a Câmara de Vereadores de Londrina:

  •  O sindicato ficou de passar quais providências foram tomadas com relação às solicitações do Conselheiro da FUNCEF, palestrante no sindicato dos bancários, Sr. Firmino, que falou sobre a necessidade de ação dos sindicatos para acabar com o voto minerva na diretoria;
  • Criar, em Londrina, um núcleo composto de trabalhadores da ativa e aposentados da Caixa e do Banco do Brasil, para acompanhar e tomar medidas com relação aos prejuízos dos fundos de pensão;
  • O jurídico do sindicato dos bancários ficou de apresentar uma análise de toda a situação envolvendo os fundos de pensão sugerindo ações que ele mesmo irá encabeçar em nome dos bancários destas duas instituições;
  • Que o sindicato irá reacender a chama que durante muitos anos moveu o sindicato na região de Londrina onde durante vários anos iniciamos e mantivemos greves isoladamente a nível nacional, que este espírito norteie ações locais e que estas se proliferem para outras bases do sindicato a nível estadual e nacional.

8. Envio de material às colegas que nos representam no Congresso para subsidiar as ações dos componentes da CPI;

9 .Adesão, em primeira mão, ao abaixo assinado patrocinado pelo MPF visando aprimorar a legislação contra a corrupção, com substancial multiplicação de coleta de assinaturas.

Assim como Londrina, representantes de outras regionais também têm atuado junto aos colegas, conscientizando sobre a gravidade da situação da Funcef e conclamando que todos se engajem nessa luta de alguma maneira.