Na última  sexta-feira,  dia 21 de agosto, o senador Álvaro Dias  recebeu, em seu escritório de Curitiba, o presidente da AEA-PR, Jesse Krieger, que tem se mobilizado na defesa da Funcef e na busca de alternativas para preservar os direitos dos aposentados e pensionistas.

Na reunião, Krieger explicou  a situação crítica por que passa a Funcef e a insegurança dos assistidos e participantes quanto ao futuro da Fundação e, por consequência, da manutenção dos seus proventos, pedindo a ajuda do senador para defender projetos de lei que protejam os Fundos de Pensão, como por exemplo, a criação de um Fundo Garantidor do Governo para os investimentos, quando de operações em projetos de interesse do governo, tais como deveria ter acontecido com Sete Brasil e Belo Monte, dentre outros, para preservar a manutenção da suplementação dos participantes e assistidos dos planos de previdência fechados.    

Krieger perguntou sobre o Projeto de Lei de autoria do senador garantindo que a Caixa e o Banco do Brasil estariam protegidos contra tentativas de privatização. Álvaro Dias explicou que o projeto não passou, ironicamente tendo como contrários a sua aprovação os senadores do Partido dos Trabalhadores, mas que este seria um bom momento para colocá-lo novamente em pauta.

O presidente da AEA-PR, ainda pediu para o senador dar apoio a um requerimento recomendando a exoneração do gestor da FUNCEF, Humberto Graul Vianna de Lima, o qual está sendo investigado pelo BACEN, por indícios de recebimento de propina, quando atuava no Banco BVA S.A. O referido gestor, segundo informações, é responsável pelo recebimento e análise de proposta de investimentos estruturas e participações societárias. O mesmo tinha sido indicado e designado para ser diretor da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – FUNPRESP, mas não chegou a assumir.  “Não temos confiança e não queremos essa pessoa cuidando do nosso dinheiro”, afirmou Krieger.

Dias se mostrou respectivo às solicitações e se comprometeu a dar encaminhamento ao requerimento do presidente da AEA-PR, inclusive intercedendo junto ao deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), relator da CPI dos Fundos de Pensão.         

Da mesma forma, o Senador Álvaro Dias se colocou à disposição para defender os participantes e assistidos da FUNCEF em projetos que visem garantir sua a segurança e transparência.