Quem lembra do Pavão Misterioso? E do presidente da Caixa, responsável pelo Pavão? Karlos Rischbieter, presidente da Caixa, entre 1974 e 1977, que ao assumir disse que procuraria fazer justiça, melhorando os salários dos empregados da Caixa.

Rischbieter cumpriu a promessa, chegando a triplicar os salários, segundo relatos dos colegas que viveram aquela época. Lembrado com carinho, não só pelos que tiveram a oportunidade de conhecer a sua gestão, mas também por aqueles que chegaram depois, quando ouvem a história do pavão misterioso, apelido que o Plano de Cargos e Salários recebeu, devido à novela Saramandaia, que fazia sucesso em 1976, cujo tema musical era Pavão Misterioso,  reconhecem que graças a um administrador sensível,  que soube valorizar o trabalho dos empregados da Caixa, herdaram melhores condições e salários dignos.

Rischbieter será homenageado no Simpósio dos Aposentados, promovido pela Fenacef, que acontecerá em novembro próximo, em Foz do Iguaçu.

A AEA-PR está preparando um vídeo sobre a importância de Rischbieter para a Caixa, Banco do Brasil, governo do Brasil e economia do Paraná, além de mostrar o lado humano, de escritor e pessoa sensível às artes.

Para a produção do vídeo, estamos pesquisando histórias, jornais, revistas documentos e fotos da época em que ele foi presidente da Caixa. Para isso, pedimos a colaboração dos colegas, que têm algum material sobre Karlos Rischbieter para entrar em contato com a AEA-PR, pelo telefone 41 3225-2000, ou pelo e-mail aeapr@aeapr.org.br