palestra Londrina

Depois da palestra em Curitiba,  realizada no auditório da Caixa, no dia 17 de junho passado, com a presença de aposentados e pessoal da ativa, no dia 18 de junho foi realizada em Londrina, no Hotel Crystal, reunião com o Diretor de Administração da Funcef, Antônio Augusto de Miranda e Souza,  a qual versou sobre os resultados da Fundação, Investimentos e Equalização dos déficits registrados em 2012, 2013 e 2014.

O evento que contou com a presença de aproximadamente 200 colegas  foi um sucesso e  muito proveitoso, porque todos os participantes e assistidos puderam esclarecer suas dúvidas. Embora tenha ficado claro que a Funcef tem liquidez para pagar os benefícios por muitos anos,  é certo que, nas condições atuais da legislação, será necessário o aporte por parte dos participantes, assistidos e patrocinadora paritariamente.

A palestra foi bastante didática e permitiu que as pessoas, mesmo que não tenham tanta intimidade com o assunto, pudessem ter uma visão  de como se chegou a esta situação deficitária, sobre os investimentos realizados, questões relacionadas às medidas que estão sendo adotadas e os estudos em relação à equalização. Todos os participantes que desejaram tiveram a oportunidade de expressar suas angústias e expectativas, pedindo um posicionamento firme por parte dos diretores representantes para evitar que a situação se agrave ainda mais.

Jesse Krieger, presidente da AEA/PR e diretor da APCEF/PR, em sua manifestação informou sobre as providências e estudos que estão sendo desenvolvidos  pelas entidades representativas da classe, na tentativa de que os colegas aposentados, pensionistas e  da ativa não tenham que pagar esta dívida. Ressaltou que esse caminho atualmente está inviabilizado por questões da legislação vigente e pelo fato de que há um descompasso nas reservas matemáticas, não há curto prazo, mas a longo prazo, caso não seja feita a equalização. De qualquer forma, questões referentes à governança da Funcef e das entidades representativas devem ser consideradas como prioritárias para que se possa avançar.

Na Funcef, a questão da política de investimentos é primordial para a obtenção de resultados sólidos e consistentes e o acompanhamento  permanente dos participantes da gestão da entidade é fundamental para que tudo isto seja revertido e que possamos ficar tranquilos em relação ao nosso futuro, finalizou Krieger.

A palestra foi uma iniciativa da AEA/PR, com a parceria da APCEF/PR, SR NORTE DO PR e foi conduzida pela Representação da AEA/PR de Londrina. Jesse Krieger e Francisco Tucunduva, Everaldo Donizete da Silva, Denise Folmann, David Vasconcellos representando as entidades, enquanto João Catarin e Silvia Pontedura pela Representação da AEA/PR em Londrina e Elcio Lara, Superintendente da SR Norte do PR.

O diretor eleito da Funcef finalizou seu pronunciamento colocando-se à disposição para responder aos questionamentos que os participantes e assistidos ainda possam ter pelo endereço eletrônico controleresultado@gmail.com e facebook: www.facebook.com/controleresultado

Abaixo link para apresentação completa do diretor Antônio Augusto de Almeida e Souza:
Clique aqui e confira a apresentação completa.