Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, aposentados da CAIXA, pensionistas e empregados da ativa  fazem manifestação em diversas cidades do pais, em defesa de seu fundo de pensão, a FUNCEF. O movimento nasceu em decorrência de uma série de acoes de um grupo de aposentados para defender os legítimos interesses das mais de cem mil famílias afetadas por déficits bilionários ocorridos no Fundo.

A mobilização foi lançada  nas redes sociais e segue  buscando conscientizar todos que fazem parte da Fundação.Os participantes não  admitem os  descontos em seus salários e proventos que tenham a finalidade  de cobrir os déficits da Funcef, até que as investigações  criminais sejam concluída,  os valores decorrentes de má gestão e aplicações irregulares sejam identificados, recuperados e retornados ao Fundo.

Os manifestantes cobram também  o aporte, por parte da CAIXA, do contencioso judicial trabalhista, que afeta os resultados da Fundação, exigem mudanças imediatas na administração  da Funcef, redução  das despesas administrativas, enxugamento do quadro funcional, substituição dos cargos de gestão, sem que haja o apadrinhamento que tanto tem prejudicado os associados.

Querem também a extincao  do “voto de minerva” , instrumento  que garante as decisoes  por voto de um dirigente indicado pela CAIXA contra os votos dos representantes eleitos pelos verdadeiros beneficiarios dos recursos do Fundo de Pensão.

 

Em Curitiba, a concentração será das 10h às 12h, em frente à  Ag. Carlos Gomes(Esq. das ruas Marechal Floriano com José  Loureiro)
Em Londrina, a concentração será a partir das 09 horas, em frente à Ag. Londrina

 

Fenacef apoia o movimento

A FENACEF ratifica posição de apoio à Manifestação em defesa da FUNCEF. Segue comunicado da Federação:

Sugerimos que as Associações filiadas reforcem o estímulo à participação de seus associados, pois toda e qualquer atitude que colabore com a pressão que devemos exercer para resolver os problemas da Fundação e dos participantes, será sempre bem vinda, independente da origem, afinal, mais importante que os atores é a causa.

Cada um a seu modo e com sua capacidade, participantes e representações, tem papel importante a cumprir em busca do bem estar coletivo. As atitudes não podem ser excludentes, todos temos que convergir ao objetivo comum de fortalecer e acompanhar a FUNCEF, buscar reparações e cuidar do nosso futuro.

FENACEF