Com o objetivo de acompanhar os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que dizem respeito aos fundos de pensão a Fenacef contratou, neste mês de novembro, uma empresa de consultoria parlamentar.

As principais modificações na gestão da Funcef passam por decisões legislativas: 

  • Os critérios de indicação e condução aos diversos cargos;
  • A proteção contra o direcionamento político nos negócios;
  • O equilíbrio real de forças, patrocinadora e participantes, nas decisões de gestão e
  • maior transparência nas informações aos participantes sobre os atos e fatos, entre outros.

Todas essas questões devem ser debatidas e ajustadas com urgência. “Provocar o debate é nossa responsabilidade mas, promover e efetivar os ajustes, nesses casos, é prerrogativa do Senado e da Câmara Federal”, afirma Edgard Lima, presidente da Fenacef. 

“Vamos atuar profissionalmente, dentro e no dia a dia da Câmara e Senado, no contato direto com os legisladores, lutando por alterações e ajustes na legislação, que melhorem a condição e deem mais segurança aos destinos da Funcef”, explica Edgard Lima.

 

Neste momento, existem, nas duas casas legislativas, mais de 40 projetos relativos a Fundos de Pensão e sua aprovação ou não, mexe com o futuro dos assistidos e participantes da Funcef.
 

Segundo o presidente da Fenacef, ” o trabalho de aproximação junto à área política é fundamental na proteção da Fundação. Não podemos ficar somente espectadores de decisões que afetam sobremaneira nossa vida futura, temos que influir nos processos, colocando lá a expressão de nossa vontade.”