O presidente da Fenacef, Décio de Carvalho, encaminhou ofício a todos os presidentes das Associações de Economiários Aposentados, sobre a sua participação na rodada de  negociação com representantes da Caixa e Contraf-CUT, juntamente o comunicado no qual estão relatados os assuntos abordados:

OF. FENACEF 046/2013 – Brasília, 12 de agosto de 2013

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Presidente da Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas

Assunto: Rodada de Negociação

Senhor(a) Presidente:

1          Encaminhamos-lhe para conhecimento o Comunicado da CONTRAF/CUT sobre a rodada de negociação de 09 do corrente em Brasília, da qual participamos.

2          Cobramos da CAIXA a solução para o Saúde-CAIXA (para o PADV) e sobre o PMPP.

3.         Próxima rodada de negociação: dia 19 em Brasília.

4.         Saudações economiárias. 

Décio de Carvalho

Presidente

Abaixo Comunicado Contraf-CUT, no qual estão transcritos os assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas:

O Comando Nacional dos Bancários e a Caixa Econômica Federal iniciaram na tarde desta sexta-feira (9) as negociações acerca da pauta de reivindicações especificas para campanha salarial 2013. A representação dos trabalhadores tem coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e participação de integrantes da Comissão Executiva Nacional dos Empregados (CEE-Caixa).

A rodada de negociações ocorreu em Brasília. Foram abordadas cláusulas relativas à saúde do trabalhador, ao plano Saúde Caixa e às condições de trabalho.

Com relação aos aposentados e pensionistas, foram abordadas questões referentes ao Saúde Caixa para aqueles que saíram nos PADV e PMPP.

Saúde do trabalhador

Nos debates sobre saúde, o Comando defendeu a criação de unidades específicas para Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa, com estruturas técnica e administrativa compatíveis com suas atribuições, sendo, no mínimo, uma por estado.

Os representantes dos empregados argumentaram ainda em favor do custeio integral pela Caixa do tratamento das doenças do trabalho, inclusive para aposentados por invalidez por acidente de trabalho, e em defesa da extensão da licença-aleitamento para mães com crianças de até um ano.

Saúde Caixa

Nos debates sobre Saúde Caixa, os representantes dos empregados propuseram a utilização do resultado anual para melhorias no plano, bem como o ressarcimento do valor integral dos procedimentos, em localidades em que não haja profissionais credenciados.

O Comando reforçou a cobrança de transformação do caráter do Conselho de Usuários de consultivo para deliberativo e defendeu a o fortalecimento dos comitês de acompanhamento da rede credenciada.

A defesa da extensão do Saúde Caixa para as pessoas que se aposentaram por PADV foi feita, uma vez mais, pelo presidente da Federação Nacional dos Aposentados, Décio de Carvalho, representante do segmento na mesa de negociação. Na oportunidade, o dirigente cobrou ainda informação da empresa sobre a busca de solução para os mais de quinze anos de congelamento dos benefícios pagos pelo INSS aos aposentados pelo chamado Plano de Melhoria de Proventos e Pensões (PMPP).

Os representantes da Caixa asseguraram que a extensão do plano aos aposentados por PADV está sendo avaliada e que a conclusão deve sair ainda em agosto. Sobre o PMPP, a informação é de que a Caixa adotou como procedimento acionar a Câmara de Arbitragem da Advocacia Geral da União (AGU), para trazer o INSS para a discussão do assunto.

A segunda rodada de negociação da pauta de reivindicações específicas para a Campanha Salarial 2013 dos empregados da Caixa ficou agendada para o dia 19 de agosto.