Nesta segunda-feira, dia 25 de julho de 2016, o presidente da Fenacef, Edgard de Lima Bastos, a vice-presidente, Maria Dejavite e o presidente do Conselho Deliberativo da Fenacef, Jesse Krieger, estiveram reunidos com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, o vice-presidente de gestão de pessoas, Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto , a diretora executiva de gestão de pessoas, Márcia Guimarães Guedes e a superintendente nacional de pessoal, Susie Helena Ribeiro, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a Caixa, considerando que o novo presidente recentemente assumiu a empresa.

O presidente Gilberto Occhi e os demais representantes da Caixa foram muito solícitos e receberam muito bem os representantes da Fenacef, tendo sido abordados vários assuntos, em especial sobre a Funcef.

Antes do encontro com o presidente da Caixa, os dirigentes da Fenacef  conversaram com o vice-presidente, Marcos Fernando, com o qual ficou agendada uma pauta de diálogo bimensal para tratar de assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas, sem prejuízo das discussões na mesa de negociações.

Em relação à Funcef, tanto o Presidente como o Vice  ressaltaram que a preocupação é grande, tendo sido informado na oportunidade que o vice-presidente, Marcos Fernando, estaria assumindo como membro indicado pela patrocinadora Caixa no Conselho Deliberativo da Funcef.

O presidente Gilberto Occhi informou que a diretoria da Funcef esteve na Caixa, apresentando ao Conselho Diretor os resultados da fundação do exercício de 2015, considerando o fechamento do balanço. O presidente pediu aos gestores da Funcef, segundo  informou, que fossem discriminados os motivos dos resultados não terem atingido as metas atuariais e, em especial, o que está sendo feito para melhorar os resultados.  Occhi salientou que nomeará representante da Caixa para acompanhar a apresentação dos resultados da Funcef nos estados, pois entende a importância que esses representam até mesmo no balanço da Caixa numa hipótese de déficit.  O Presidente falou também sobre os problemas causados pelas ações impetradas pelos empregados, formando um grande passivo que reflete na Fundação.

Com relação ao contencioso da Funcef, a proposta inicial da Contraf, que havia sido aprovada de formação de Grupo de Trabalho – GT Tripartite,  foi abortada e está em estudo a composição de GT Quadripartite, com a inclusão da Contec
. Os dirigentes da Fenacef alertaram sobre a importância de o assunto ser debatido de forma transparente, considerando os impactos que o deficit vem causando aos participantes e assistidos e, que a Fenacef,  como representante dos aposentados e pensionistas da Caixa, deverá participar desse GT.

Também, foram debatidos assuntos relativos ao pessoal do PADV – Saúde Caixa, ficando aberta a possibilidade de manter o diálogo, considerando que os estudos realizados até então não ultrapassaram as barreiras de valores de aporte que a Caixa deveria fazer, bem como os apontamentos restritivos do jurídico da Caixa.

Sem entrar em detalhes, foi demonstrada a preocupação pelos dirigentes da Fenacef em relação à situação dos colegas do PMPP – ex-Sasse, sendo que representante da Caixa informou que estudos continuam sendo realizados.

 Ao final, o presidente da Fenacef convidou o Presidente,o Vice-Presidente e demais representantes da Caixa para participarem do Simpósio dos Aposentados e Pensionistas que acontecerá em Foz do Iguaçu/PR, no mês de novembro. Gilberto Occhi respondeu que gostaria de participar e ficou de verificar a agenda.

fenacef5 (1)