Dicas para melhorar sua saúde bucal


Cuidar dos dentes vai muito além de uma preocupação estética. Além de propiciar um sorriso saudável, que melhora nossa imagem e auto-estima, os cuidados bucais podem prevenir doenças. Estudos na área odontológica fazem a relação entre manifestações que ocorrem na boca e problemas de saúde, como cardiovasculares, diabetes, câncer etc.

“Muitas vezes as manifestações bucais aparecem antes mesmo de sintomas mais característicos, por isso o reconhecimento delas poderá propiciar o diagnóstico precoce”, afirma a dentista, Isabel Valenza.

Para se somar aos cuidados diários, uma limpeza profissional feita por cirurgiões dentistas, chamada de “profilaxia” é recomendada a cada seis meses, mais ou menos. “O tempo entre cada uma delas depende muito do cuidado que cada paciente tem com a higiene bucal diária.

A profilaxia é um excelente aliado do paciente porque evita o acúmulo do tártaro nos dentes, assim como o sangramento da gengiva”, explica a dentista.

Por que  utilizar o fio dental?

Além da escovação após as refeições, é fundamental o uso diário do fio dental para  limpar entre os dentes. Esta é a primeira linha de defesa na prevenção das doenças de gengiva e o mau hálito, e pode desempenhar um importante papel na prevenção de doenças bucais.  “O fio dental permite você atingir áreas que estão fora do alcance de sua escova de dentes. O uso diário é indispensável para a sua saúde bucal”, explica a dentista.

A Dra. Isabel Valenza é conveniada ao Saúde Caixa

Clínica Ortoestética: (41) 99718-1948 / (41) 3243-2620