No segundo bimestre do ano, milhares de contribuintes fazem a declaração do Imposto de Renda, cujo prazo este ano acontece até abril. Diversas despesas podem ser especificadas na hora de preencher a declaração, entre elas estão as decorrentes do Saúde Caixa, para empregados e aposentados da Caixa. O sistema do portal do plano está aberto e quem quiser utilizar o demonstrativo das despesas do ano passado na declaração já pode fazê-lo, seguindo alguns procedimentos simples, pela Internet.

O primeiro passo é entrar no site http://saude.caixa.gov.br/portal, acessar a opção Emitir Demonstrativo IRRF, por qualquer navegador da internet e entrar no campo “Acesso Exclusivo”, no canto superior direito da tela. Se esse for seu primeiro acesso, é necessário clicar na Opção “Cadastrar-se” e inserir os dados solicitados. Começa com a inclusão da matrícula completa, utilizando apenas os números e ignorando os outros sinais.

Depois que fizer o acesso, é possível acessar a opção “Demonstrativo IRRF”,  informar o Ano Calendário 2016 e clicar no botão “Filtro” para geração dos dados. Feito isso, o contribuinte pode clicar no ícone da impressora para entrar nas opções de impressão, mas é importante ficar atento ao bloqueio de pop-ups no navegador. Após a gravação dos dados, ele pode acessar a opção “Relatórios Gerados” para salvar o demonstrativo. É sempre importante verificar se o demonstrativo gerado não é do ano de 2015.

As despesas do Saúde Caixa podem ser utilizadas na declaração do Imposto de Renda tanto por colaboradores em atividade, aposentados, pensionistas ou funcionários afastados. Em casos de outras dúvidas, os contribuintes podem acessar o chat online, via Chat: http://ceationline.caixa; ou o telefone 0800-7212222.