Boas Férias – Verão é tempo de curtir o sol, as atividades ao ar livre e bons momentos com a família e os amigos.

Verão é tempo de curtir o sol, as atividades ao ar livre e bons momentos com a família e os amigos.

Pensando na sua saúde, a GIPES/CT preparou algumas dicas para você se divertir nas férias de verão sem esquecer alguns cuidados importantes:

– Mantenha-se sempre hidratado, beba no mínimo 2 litros de líquido por dia, preferencialmente água, água de coco e sucos naturais. As crianças e os idosos são mais vulneráveis à desidratação e merecem atenção redobrada. Evite bebidas alcoólicas porque desidratam e ressecam a pele.
– Coma alimentos leves e ricos em água, como frutas, legumes, saladas e vitaminas. Consuma pouca carne. Evite alimentos gordurosos. Fracione a quantidade de alimentos em 4 ou 6 refeições durante o dia. Evite longos períodos em jejum. Evite o consumo diário de alimentos industrializados. Reduza o consumo de sal e açúcar refinado. Tome cuidado com os alimentos, pois no calor eles estragam mais rápido e podem causar intoxicação alimentar.
– Evite ou diminua a exposição solar no horário das 10h às 16h, quando o sol é mais forte. Use um protetor solar, refazendo a aplicação a cada 2 horas, ou após nadar ou suar em excesso, durante o tempo em que permanecer ao sol. Evite o bronzeamento artificial. A luz ultravioleta emitida por lâmpadas causa queimaduras semelhantes à solar, envelhecimento precoce e aumentam o risco de desenvolver câncer de pele.
– Facilite a transpiração, usando roupas folgadas, de tecidos leves e claros. Inclua chapéu ou boné no figurino, para proteger o rosto e os cabelos. Use óculos escuros, com proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis. Mantenha crianças e idosos protegidos do sol, usando protetores solares e expondo-as em horários favoráveis.
– Pratique atividade física e dê preferência aos extremos do dia (pela manhã até as 10 horas e a tarde após as 17 horas). Um corpo esteticamente adequado é a consequência natural de um programa de atividade física bem conduzida ao longo dos anos e não de um período curto de dois ou três meses. Sempre que possível, diminua a frequência e a intensidade do esforço físico quando o dia estiver muito quente. Lembre-se de hidratar-se a cada 20 minutos.
– Use o cinto de segurança, respeite os limites de velocidade e, se beber, não dirija em hipótese nenhuma.
– Se possui algum problema crônico de saúde, não esqueça as medicações e mais do que isso, siga rigorosamente as orientações do seu médico.

Contatos da rede credenciada do litoral do Paraná:

Guaratuba:
– AMEL – Assistência Médica de Emergência do Litoral (41)3472-2373 Rua Dr João Cândido, 647.

Matinhos:
– Clínica Médica São Francisco de Assis (clínica médica, fisioterapia, gastroenterologia, nutrição, otorrinolaringologia, psiquiatria, psicologia, radiologia, urologia, pediatria, ginecologia e otorrino): (41)3453-1072, R. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 200.

Paranaguá:
– Emergência Hospitalar – Hospital Paranaguá. (41)3721-8000 Rua Nestor Vitor, 222.

Demais especialidades: Consultar rede de credenciados na internet.

Em caso de necessidade, tenha sempre em mãos o cartão Saúde Caixa e os seguintes telefones:

Saúde Caixa: 0800 417997
SOS Vida (para quando estiver fora do seu domicílio):
Ligações de celular – 9(061) 9981-6623 / 9981-6624
Ligações de fixo – 90XX(61) 9981-6623 / 9981-6624

O acesso à relação de credenciados pela Intranet e Internet para demais localidades:

Intranet:
Portal do Empregado -> Saúde CAIXA -> Credenciados -> Consultar Credenciados
Internet:
http://www.caixa.gov.br/saudecaixa
Opção: Acesso de Sistema de Saúde -> Beneficiário

Para imprimir Carteira Provisória do Saúde Caixa:
Endereço: Intranet > Portal do Empregado > Saúde CAIXA > Beneficiários > Gerar Cartão Provisório > Imprimir Cartão Provisório >