A vice-presidente da AEA-PR, Olga Pchek, e a diretora de marketing da APCEF/PR, Suely Molinari, participaram neste fim de semana, ao lado de entidades parceiras (Anberr, Aneac, Audicaixa, Fenag, Agecef/RS) do Encontro Nacional da Anipa, em São Paulo, que apresentou os objetivos e principais dados e realizações da Associação.

A participação dos dirigentes da Funcef foi um dos pontos altos do evento. O presidente da Fundação, Carlos Vieira, e os diretores Paulo César Werneck e Renato Vilella dos Santos,  foram duramente questionados sobre suas áreas de atuação e também sobre  diretores envolvidos em denúncias – mas não deixaram de responder e esclarecer as questões levantadas.  “A atuaçao ponderada e mediadora da presidente da Anipa, Lia Menezes, foi essencial para contornar os momentos mais tensos e conter os ânimos mais exaltados”, elogiou Olga Pchek.

Os diretores da Funcef também foram questionados sobre a não divulgação do relatório da Consultoria Accenture e comprometeram-se a fazer a divulgação para os participantes.  A Anipa se comprometeu a formalizar a solicitação para garantir o cumprimento do acordo. O diretor eleito, Max Costa,  e  o gerente jurídico da Funcef, Paulo Chueiri, também participaram e contribuiram para as discussões.

Segunda a vice-presidente da AEA-PR foi um encontro de grande importância que possibilitou a troca de experiências com participantes de outros fundos de pensão, além do esclarecimento de dúvidas junto à Funcef.  “Elogiamos e parabenizamos a iniciativa da Anipa”, diz Olga.


Perspectivas

A situação e as perspectivas das entidades de Previdência Complementar Fechada foram debatidas, junto a representantes da Prevhab, Petros, Funcef e Postalis. Os participantes discutiram também estratégias da Anipa, sobre os temas: Transparência na Funcef, fim do voto de qualidade na DE, profissionalização da gestão, revisão do estatuto,  blindagem e processo eleitoral da Funcef, organização regional e atuação institucional da Anipa e a defesa administrativa e judicial, pela Anipa, dos planos de aposentadoria da Funcef.

Comunicação

Vários convidados, como representantes da Petros, Postalis e Anipa, falaram sobre mídias sociais,  pedindo para que seja tomado cuidado com “especialistas” em problemas da Funcef, que muitas vezes, sem deter conhecimento real da situação, propõem medidas, que já foram todas tomadas pelas entidades.

Eles recomendam  informações sejam buscadas nos meios de comunicação oficiais da entidades, que têm comprometimento com a divulgação de fatos verdadeiros. “Isso vem de encontro ao que dizemos aos nossos associados – sobre a importância de acompanhar as notícias em  nossos meios de comunicação, como o site, facebook e revista publicada pela AEA-PR”, alerta Olga.